Em família

Se viajar até à Serra do Caramulo vai encontrar experiências únicas para serem vividas em família ou com os amigos. Caminhar pela Natureza ou refrescar-se nas águas puras e cristalinas das cascatas e praias fluviais proporcionam momentos inesquecíveis de prazer e de bem-estar. Lembre-se que alguns destes locais são autênticos santuários da Natureza e, por isso, também de difícil acesso. Aconselhamos que visite alguns deles, sempre que possível, acompanhado de pessoas locais que conhecem bem a zona. Traga calçado confortável e espírito de aventura!
Venha explorar o que a nossa região tem para lhe oferecer, respeitando sempre um dos bens mais preciosos do nosso planeta: a Natureza!
Cascata Bica da Água d’Alta – Pedronhe
Trata-se de uma cascata de média dimensão, com cerca de 20 metros, que está situada numa encosta bastante acentuada, próximo da Mata dos Viveiros. Forma uma pequena lagoa e continua o seu curso num pequeno riacho. Depois de estacionar o carro junto à placa com o nome da cascata, na povoação de Pedronhe, encontra um caminho de terra estreito, com corrimão, que demora cerca de 10 minutos a ser percorrido a pé. Durante o percurso encontra uma zona de descanso, com bancos de madeira. Vale a pena a caminhada!
Conselhos: traga calçado confortável e mantenha a atenção se estiver acompanhado por crianças: as pedras são escorregadias nalgumas zonas da cascata.
Praia Fluvial Paraíso – São João do Monte
A maior atração de S. João do Monte é uma belíssima praia fluvial, com boa sinalização na estrada, no centro da sede de freguesia, com magníficos relvados e muitas sombras. Uma ponte, de aspeto romano, realça um belíssimo cenário em que não faltam bancos e mesas de boa pedra para maior comodidade dos banhistas. Possui apoio náutico e dispõe de WC. Os animais não são permitidos. Foi uma das 295 praias nomeadas na categoria de Praia Selvagem, para as 7 Maravilhas das Praias de Portugal.
Praia Fluvial do Teixo
A praia fluvial de Teixo, fica próximo de uma das povoações existentes na Serra do Caramulo: Talhada. É um lago natural de média dimensão. Esta praia encontra-se num vale rodeado por um afloramento rochoso e alguns terrenos agrícolas. A sua beleza natural é um atrativo para os apaixonados da natureza, pois a intervenção da mão humana neste local é quase inexistente. A Ribeira do Souto, Ribeira de/das Dornas ou Ribeira do Teixo são as várias designações referentes a esta linha de água. A sua nascente fica localizada a cerca de 950m de altitude, nas proximidades do Caramulinho. O restaurante O Ribeiro fica situado a cerca de 500 metros.
Por ser um local pouco explorado, aconselha-se que leve consigo recipientes para colocar o lixo. Manter esta e todas as praias fluviais limpas é a missão de todos nós.
Penha da Firme
A Penha da Firme, situada no leito do Rio Águeda é, talvez, a maior cascata de água da Serra do Caramulo. O Rio Águeda tem vários afluentes, mas os que nascem na Serra do Caramulo são a Ribeira do Souto (Rio da Quinta), o Rio Agadão e o Rio Alfusqueiro. O acesso a este local é difícil e faz-se a pé a partir da localidade de Ramalhal, situada a 4 quilómetros da vila de São João do Monte (sentido Caramulo- Águeda, seguindo a EN 230).
Praia Fluvial de Caldas de Sangemil
É em Caldas de Sangemil que se encontram as nascentes que deram origem e fizeram desenvolver as termas, hoje frequentadas por muitas pessoas que procuram não só o bem-estar como o tratamento de algumas doenças. A sua praia fluvial é também local de atração. Está situada numa das margens do rio Dão e tem uma grande extensão de areia com algumas árvores e arbustos que proporcionam locais com sombra para momentos de puro descanso. Tem equipamento para a realização de jogos de voleibol e futebol, um parque infantil, balneários, WC e caixotes do lixo.
Praia Fluvial de Ferreirós do Dão
Praia situada numa das margens do rio Dão, com uma pequena extensão de areia e uma piscina natural. Além disso, dispõe de uma extensa área com relva e sombra, e algumas mesas possibilitando agradáveis piqueniques.
Praia Fluvial de Nandufe
A praia Fluvial de Nandufe está situada numa das margens do rio Dinha. Esta zona tem pequenas cascatas formando lagoas.
Passeios pedestres pela Serra do Caramulo