História
A localidade do Caramulo foi fundada em 1921, fruto da iniciativa de um médico visionário, Jerónimo de Lacerda, que na vertente a sul da serra criou a que acabaria por impor-se como a maior estância sanatorial de Portugal e da Península Ibérica, e que mudou para sempre o panorama social e económico desta região. O aglomerado tinha infraestruturas únicas no país, como água canalizada ao domicílio, rede de esgotos, recolha de lixo e rede elétrica própria. A vila chegou a ter em funcionamento perto de 20 sanatórios, que se traduziam numa população superior a três mil pessoas. O mais antigo – o Grande Sanatório – abriu as portas em 1922, após a criação de uma sociedade impulsionada pelo médico Jerónimo de Lacerda, que integrava personalidades da época.
Se Jerónimo de Lacerda foi o pioneiro na criação de uma povoação modelo para a altura, com todas as condições sanitárias, jardins, espaços verdes e amplos numa proporção nunca vista, os seus filhos, Abel e João de Lacerda deram-lhe projeção internacional.
E ainda hoje, o Museu do Caramulo, com uma das maiores coleções de Automóveis Clássicos do Mundo, é a prova viva desse legado.