Serra e Natureza
O ar puro, a imensidão de campos verdes e a água cristalina dos ribeiros que atravessa a Serra do Caramulo deslumbram todos os que visitam este local. É um lugar cheio de surpresas, de vistas magníficas e de desafios estimulantes.
Se as caminhadas fazem parte da sua vida, experimente os vários percursos pedestres que a Serra do Caramulo tem para oferecer. Desde a Grande Rota do Caramulo, com cerca de 30 Km, para os mais aventureiros, até à Rota dos Caleiros, de 8,2 Km, onde pode visitar a Capela de Jueus, os Moinhos de Água/Caleiros ou a histórica Calçada Medieval. Satisfaça a sua curiosidade sobre História e visite os vários monumentos do período Megalítico, com mais de 10.000 anos, espalhados pela serra. A Anta do Espírito Santo d’Arca ou a Anta da Arquinha da Moura (ou Dólmen da Lajeosa) são exemplos dessas marcas históricas na região.
Descubra as praias fluviais, de fácil acesso, ou as cascatas mais escondidas e refresque-se com a sua família ou amigos nas águas puras e cristalinas que abundam na Serra do Caramulo. A flora, junto a estes locais de água, é abundante, rica e variada, onde se destaca o salgueiro, amieiro, junco, zangarinho, hortelã d’água, entre tantas outras Na fauna das águas correntes do Águeda destacam-se as comunidades piscícolas, que incluem a truta-de-rio, a enguia, bordalo e outras espécies, como a rã-ibérica, o melro-d’água, a lontra e a toupeira-d’água. Na fauna do rio de Mançores, na freguesia de S. João do Monte, também podem ser encontrados o barbo e a boga (peixe que pode atingir 40 cm de comprimento e tem coloração prateada).
Para os apreciadores da gastronomia com sabores e cheiros do antigamente experimente o cabrito assado com batatas ou a vitela assada em Barro Preto de Molelos, ou o peixe com molho de escabeche. Delicie-se com o nosso ouro da Montanha, o Mel do Caramulo, reconhecido internacionalmente.
Pontos de Interesse
Caramulinho
É o ponto mais alto da Serra do Caramulo, com 1075 metros de altitude. Aventure-se e suba uma escadaria em pedra, com cerca de 300 degraus largos e firmes e com bons acessos. Durante o trajeto existem mesas para piqueniques. Quando chegar ao topo vislumbre uma paisagem de cortar a respiração. Em dias de céu limpo avistam-se as serras da Estrela, da Lapa, de Montemuro, a Ria de Aveiro e o mar. Adequado para miúdos e graúdos.
Cabeço da Neve
Tem como partida o Museu do Caramulo e para lá chegar só tem que seguir a estrada no sentido ascendente e percorrer cerca de 2,6 Km. Deste miradouro pode observar a Serra da Estrela e o maior vale de Portugal continental com 70 km.
Fonte dos Amores
Reza a lenda que nos tempos áureos da Estância Sanatorial era o local de eleição dos namorados para trocarem juras de amor. É um miradouro escondido na Rua Canas de Sabugosa, sobre a encosta da Vila do Caramulo, com bancos e mesa de pedra e uma pequena queda de água. Nas paredes do miradouro existem dois painéis de azulejos: um é uma cópia da obra do pintor José Malhoa e o outro é da autoria do pintor e ceramista Leopoldo Battistini.
Calçada Romana
Troço de via romana, localizado no Guardão de Baixo, junto à Igreja, em frente ao portão do cemitério, com cerca de 3,50 m de largura. O traçado é interrompido no seu último terço pelo cruzamento de uma via secundária.
Pelourinho
Estrutura em cantaria de granito, grimpa e ferro, datado do século XVII, com cerca de dois metros de altura. Sobre ela eleva-se uma grimpa de ferro que atravessa o catavento metálico, em forma de galo. O Pelourinho está localizado na aldeia de Janardo no Caramulo.
Passadiços da Reserva Botânica de Cambarinho
A Reserva Botânica de Cambarinho tem a maior concentração de Loendros da Europa. Através dos seus passadiços é possível ver um verdadeiro espetáculo colorido permitido por esta espécie rara de crescimento espontâneo. Fica situada na povoação de Cambarinho, no lado norte da Serra do Caramulo e foi criada em 1971, estando, atualmente, sob a tutela do Instituto da Conservação da Natureza.
Dólmen da Lapa de Meruje
Situado numa zona de vale aberto, em plena Serra do Caramulo, é um monumento megalítico de câmara poligonal, com 6 esteios e tampa de cobertura. Encontra-se sinalizado na estrada entre Carvalhal de Vermilhas e Couto, a 30 minutos do Caramulo.
Anta da Arquinha da Moura
A Anta da Arquinha da Moura (ou Dólmen da Lajeosa) é um imóvel de interesse público Megalítico, situado na freguesia de Lageosa do Dão, concelho de Tondela. Encontra-se localizada entre o Rio Asnes e o Rio Dão. É um dólmen com mamoa (isto é, a cobertura de terra) intacta, datado entre 2900 a 2600 a.C. A câmara é de forma poligonal e composta por sete esteios, o corredor é composto por cinco esteios e a entrada por dois pilares e uma cobertura. Encontra-se localizado em Lageosa do Dão, a 35 minutos do Caramulo, pela EN230.
Anta do Espírito Santo d’Arca
Monumento megalítico, situado em Paranho de Arca, na antiga freguesia de Arca em Oliveira de Frades. Esta anta, classificada como Monumento Nacional, é constituída por uma câmara poligonal irregular com sete esteios, três deles intactos. Já não existem vestígios de corredor, nem de mamoa, mas ainda se conserva a laje de cobertura.
Baloiço Barriga de Mulher
O Baloiço Barriga de Mulher, foi o primeiro Baloiço da Serra do Caramulo. Consiga o ângulo perfeito e registe os melhores momentos com vista para a Serra do Caramulo. Relaxe, ouça e sinta o sabor do vento. Há imagens que valem mais que mil palavras.