Eventos

 

De 28 de Outubro de 2023 a 19 de Maio de 2024
Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Século XX
O Museu do Caramulo abre exposição “Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Séc. XX”. “O objetivo é dar, pela primeira vez, uma visão geral da produção nacional, trazendo para a esfera pública o que ainda hoje permanece largamente desconhecido.” Esta exposição conta com 150 peças tridimensionais, de cerca de 60 artistas, pertencentes à Colecção de Pedro Moura Carvalho. Arte Nova, Arte Déco, e outras inspiradas em movimentos artísticos como o surrealismo, brutalismo e o abstracionismo são alguns dos exemplos que podem ser vistos nesta mostra de cerâmica portuguesa.

De 4 de Novembro de 2023 a 5 de Maio de 2024 – Museu do Caramulo
Exposição “João de Lacerda – O Colecionador Visionário”
No centenário do nascimento de João de Lacerda, o Museu do Caramulo leva a cabo uma exposição que celebra o nascimento e a vida extraordinária da vida de um dos seus fundadores.

21 de Abril – Vilar de Besteiros
Domingos na Beira – Almoços com Cultura
Todos os Domingos há almoço temático, à hora marcada, no Solar de Vilar, em Vilar de Besteiros. Cada Domingo, um ou mais convidados de várias áreas sentam-se à mesa com o público, enquanto degustam os sabores da Serra do Caramulo.
Neste dia é a vez de Patrícia Câmara, Psicóloga Clinica e Psicoterapeuta, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, falar de saúde mental e dos processos de cura.
Mais informações aqui
21 de Abril – Caramulo Racing Team
1º. Passeio Todo o Terreno Jipes – Serra do Caramulo
A Caramulo Racing Team organiza o 1º. Passeio TT Jipes pela Serra do Caramulo. Adrenalina, paisagens deslumbrantes e convívio não vão faltar neste passeio a 4 rodas.
Mais informações aqui 
4 de Maio – Museu do Caramulo – Caramulo
O Museu do Caramulo traz para a rua vários veículos do seu acervo, sejam eles automóveis desportivos ou veteranos com mais de 100 anos, conferindo ao público uma rara oportunidade de ver, ouvir e cheirar estas máquinas cheias de história.
9, 10 e 11 de Maio – Guardão – Caramulo
A Festa das Cruzes corresponde a uma festividade de caráter religioso, mas em que o sagrado e o profano se misturam, e que conduz ao envolvimento sentimental de toda a comunidade, traduzindo uma manifestação que se encontra profundamente arreigada na afetividade e mentalidades locais. Trata-se de uma manifestação ancestral, relacionada com a constante ameaça dos mouros na região, que terá levado à união de quatro paróquias do concelho, para, com o apoio de Nossa Senhora dos Milagres, os afastar definitivamente. Música, animação e gastronomia não vão faltar nestes três dias de celebração e convívio.
De 10 a 12 de Maio – Tondela
Portugal a Dançar
A cidade de Tondela volta a receber a maior competição nacional de dança. O concurso, promovido pela agência D4U Agency, vai percorrer o país à procura dos melhores talentos de dança. Tondela vai receber a segunda prova nacional, no segundo fim de semana do mês de maio.
11 de Maio – Márcia – Caramulo
Jantares Literários – Oficinas de Escrita na Paisagem

Um dia passado na Serra do Caramulo com a convidada Márcia, cantora e compositora portuguesa. Acompanhada pela Natureza e Gastronomia serranas que servem de palco ao programa literário, com convidados especiais, e para o público em geral, para quem se quiser inscrever nesta aventura literária. A organização é do Jornalista Nuno F. Santos (Nuno F. Santos Cash), natural do Caramulo, em parceria com o Município de Tondela e a Junta de Freguesia do Guardão. Inscrições e Informações aqui
18 e 19 de Maio – Molelos
Soenga – Cozedura Artesanal da Loiça de Molelos 

Recriação do processo artesanal de cozedura da Loiça Preta de Molelos. A organização é do Município de Tondela e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Molelos.O Parque das Raposeiras volta a ser o palco central do evento que surge, mais uma vez, integrado nas celebrações do Dia Europeu da Cerâmica – “Bom dia Cerâmica”, que se assinalará nesse fim de semana, em todo o território nacional e em solo europeu.

Localização

De 6 a 10 de Junho – Tondela
Primavera Tondela – Art & Music Festival
Instalações artísticas, arte urbana, música, leituras, comércio fora de horas e produtos tradicionais, num festival pensado para toda a família

De 6 a 10 e 13 a 16 Junho – Caramulo
18ª. Semana Gastronómica do Cabrito do Caramulo
A 18ª Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo renova-se este ano e acrescenta um dia nas datas de 2024.
Nove dias em que o cabrito vai ser o rei das ementas, em cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho de Tondela e de alguns municípios vizinhos (Vouzela, Águeda e Oliveira de Frades). A organização é da Confraria Gastronómica do Cabrito da Serra do Caramulo, com o apoio do Município de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão. Consulte os restaurantes aderentes aqui 
De 14 a 16 de Junho – Museu do Caramulo – Região Centro

Rider
O passeio decorre na Região Centro de Portugal, tendo como ponto de partida e chegada o Museu do Caramulo em cada um dos dias, privilegiando as estradas secundárias e as paisagens naturais de montanha, beira-rio e aldeias típicas. Este passeio de quase 500 Km tem contado com a presença de participantes de diversas origens, como Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Países-Baixos, para além da forte representação de participantes portugueses.

Localização

29 de Junho – Inês Maria Menezes – Caramulo
Jantares Literários – Oficinas de Escrita na Paisagem
Um dia passado na Serra do Caramulo com a convidada Inês Maria Menezes, comunicadora, jornalista e radialista portuguesa, com mais de 30 anos de carreira. Acompanhada pela Natureza e Gastronomia serranas, que servem de palco ao programa literário, com convidados especiais, e para o público em geral, para quem se quiser inscrever nesta aventura literária. A organização é do Jornalista Nuno F. Santos (Nuno F. Santos Cash), natural do Caramulo, em parceria com o Município de Tondela e a Junta de Freguesia do Guardão. Inscrições e Informações aqui
13 de Julho – Rui Couceiro – Caramulo

Jantares Literários – Oficinas de Escrita na Paisagem
Um dia passado na Serra do Caramulo com o convidado Rui Couceiro, escritor e editor português. Acompanhado pela Natureza e Gastronomia serranas, que servem de palco ao programa literário, com convidados especiais, e para o público em geral, para quem se quiser inscrever nesta aventura literária. A organização é do Jornalista Nuno F. Santos (Nuno F. Santos Cash), natural do Caramulo, em parceria com o Município de Tondela e a Junta de Freguesia do Guardão. Inscrições e Informações aqui

Localização

 

13 e 14 de Julho – Caramulo
Rampa do Caramulo
A 33ª Rampa do Caramulo já está no calendário das provas de automobilismo e este ano comemora 45 anos desde a sua primeira edição.

Localização

6 a 8 de Setembro – Museu do Caramulo – Caramulo
Caramulo Motorfestival
O Caramulo Motorfestival é um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina competição com um conjunto de ações lúdicas e turísticas.

Localização

9 de Novembro – Museu do Caramulo – Caramulo
O Museu na Rua
O Museu do Caramulo traz para a rua vários veículos do seu acervo, sejam eles automóveis desportivos ou veteranos com mais de 100 anos, conferindo ao público uma rara oportunidade de ver, ouvir e cheirar estas máquinas cheias de história.

Localização