Sobre o Caramulo

 
A Serra do Caramulo é uma elevação de Portugal Continental com 1075 metros de altitude e situa-se na região de transição entre a Beira Alta para a Beira Litoral.  Faz parte do concelho de Tondela, Distrito de Viseu. Do ponto mais alto, o Caramulinho, avistam-se o mar e a Serra da Estrela. É uma zona de montanha de origem granítica e xistosa onde podem ser encontrados vários monumentos do período megalítico. A urze e a carqueja são as espécies que predominam na sua flora.

A Vila do Caramulo, outrora uma Estância Sanatorial de reputação sem par, oferece ar puro, natureza, arte, gastronomia e lazer! A Grande Rota do Caramulo, com cerca de 30km ou a Rota dos Moinhos, com os seus moinhos centenários, na Aldeia de Souto Bom, são exemplos dos inúmeros passeios pedestres que esta serra tem para oferecer. As águas puras e cristalinas das cascatas e ribeiros e das praias fluviais refrescam a paisagem envolta num manto verde.

Distinguida em 2019, pela segunda vez consecutiva, nos Prémios Cinco Estrelas Regiões, na categoria Serras & Montanhas, a Serra do Caramulo marca para sempre quem a visita.