Passeios Pedestres

 

Se é daquelas pessoas que não passa sem umas caminhadas revigorantes, então chegou ao sítio certo. Na Serra do Caramulo encontra vários percursos pedestres certificados, com diferentes graus de dificuldade. Mas todos têm uma coisa em comum: ar puro, história e paisagens deslumbrantes. Venha conhecê-los!

 

Rota dos Moinhos (5,2 km)

A Rota dos Moinhos atravessa caminhos rurais tradicionais e de montanha, ao longo de 5,2km em circuito. Tem uma duração de cerca de duas horas.

Saindo da A25 ou vindo de Tondela via EM 627, irá cruzar-se com a EN228 e encontrar o acesso a Caparrosa e Souto Bom. O Centro de Acolhimento da Aldeia de Souto Bom é o ponto de partida da caminhada.

Os moinhos centenários, que poderão ser visitados através de passadiços, as nascentes de água, represas e ribeiras ou a pequena ponte pedonal sobre a Ribeira da Fraga, são alguns dos exemplos que vai contemplar ao longo deste percurso.

Partida e chegada: Centro de acolhimento de Souto Bom
Nível de dificuldade: Fácil
Cota Máxima: 760 Metros
Duração estimada: cerca de 2 horas
Época aconselhada: todo o ano

Rota de Santiago (5,5 km)

Utilizando caminhos rurais, tradicionais e de montanha, esta pequena rota com 5,5 kms, pode ser percorrida em cerca de duas horas.

O nível de dificuldade deste percurso é baixo. Tem passagem pela Capela de São Marcos, Capela de Muna, Caminho de Santiago, Igreja Matriz de Santiago de Besteiros e Ponte da Portela.

Partida e chegada: Monte de São Marcos
Nível de dificuldade: Baixo
Cota Máxima: 460 Metros
Duração estimada: cerca de 2 horas
Época aconselhada: todo o ano

Rota dos Laranjais (7,5 km)

Esta é uma pequena rota, utilizando caminhos rurais, tradicionais e de montanha, cuja distância ronda os 7,5 kms.

Tem uma duração de cerca de três horas e a paisagem da Serra do Caramulo em destaque.

A Igreja Matriz de Castelões, a Fonte Funda, a Fonte de Chafurdo, moinhos e quedas de água, a Capela de Nª Senhora da Conceição, Quinta da Cruz, Capela de Santo António, Cruzeiro de Vila de Rei, Capela de São Simão, Cruzeiro de Ribeiro e, como não podia deixar de ser, os laranjais, estão entre os atrativos desta rota.

Partida e chegada: Parque Coração de Maria (Castelões)
Nível de dificuldade: Médio Baixo
Desníveis: Moderado
Cota Máxima: 460 Metros
Duração estimada: cerca de 4 horas
Época aconselhada: todo o ano

 

Rota das Cruzes (8 km)

A Rota das Cruzes inicia no Parque Jerónimo de Lacerda, na Vila do Caramulo. Os locais de passagem são: Cruzeiro (junto Igreja Matriz), Caminho dos Cruzeiros, Pelourinho Janardo/ casa da cadeia, Capela de S. Sebastião, Capela de S. Bartolomeu, Castro S. Bartolomeu, Cruzeiro (junto Capela de S. Bartolomeu), Festa das Cruzes e a Capela de Sta Luzia. As paisagens naturais/aldeia e a flora exuberante não podiam ficar de fora.

Partida e chegada: Parque Jerónimo de Lacerda
Nível de dificuldade: Médio
Cota Máxima: 820 Metros
Duração estimada: cerca de 4 horas
Época aconselhada: todo o ano

Rota dos Caleiros (8,2 km)

Esta pequena rota percorre caminhos tradicionais e de montanha. Vai precisar de 4 horas do seu tempo mas garantimos que não se irá arrepender.

Começa no ponto mais alto, o Caramulinho, passa pela Capela de Jueus, na Aldeia Histórica de Jueus, pelos Moinhos de Água/Caleiros e pela fantástica Calçada Medieval.

Partida e chegada: Caramulinho
Nível de dificuldade: Médio
Cota Máxima: 1000 Metros
Duração estimada: cerca de 4 horas
Época aconselhada: todo o ano

Rota do Linho (9,2 km)

Tem uma duração de cerca de 5 horas e o seu percurso passa por caminhos rurais, tradicionais e de montanha.

Tem início no Parque do Santuário do Coração de Maria, em Castelões, passando pelo Centro de Laboração do Linho, e a Capela da Senhora do Livramento. Deixe-se surpreender pela quedas e moinhos de água, para além de diversos campos de linho.

Partida e chegada: Parque Coração de Maria (Castelões)
Nível de dificuldade: Médio Alto
Cota Máxima: 500 Metros
Duração estimada: cerca de 5 horas
Época aconselhada: todo o ano

Caldas de Sangemil-Ferreirós do Dão (14 km)

Ao longo de pouco mais de 5 horas, os interessados poderão arrancar das Termas de Sangemil, visitar a zona de lazer de Sangemil, contemplando depois também a Capela da Nossa Senhora da Anunciação, a Quinta da Boiça, Igreja de São Cristóvão ou a ponte sobre o Rio Dão, cuja origem pode remontar ao período romano.

Partida e chegada: Caldas de Sangemil
Nível de dificuldade: Médio Alto
Cota Máxima: 300 Metros
Duração estimada: cerca de 6 horas
Época aconselhada: todo o ano

Grande Rota do Caramulo (30 km)

Partida junto ao Museu do Caramulo, inclui a variante do Cabeço da Neve e tem a duração de cerca de 9 horas e meia. A altimetria máxima ronda os 1003 metros de altitude e a mínima 223 metros de altitude.

Partida e chegada: Museu do Caramulo
Nível de dificuldade: Alto
Cota Máxima: 1003 Metros
Duração estimada: cerca de 9,5 horas
Época aconselhada: todo o ano