A festa mais antiga do concelho regressa às origens
A Festa das Cruzes realiza-se já no próximo sábado, dia 28 de Maio, na freguesia do Guardão, concelho de Tondela.
Neste dia, os festejos começam bem cedo, sendo que a chegada das procissões está prevista acontecer por volta das 10h. De seguida, às 11H, dá-se início à caminhada até ao local da celebração da Missa Campal, que deverá acontecer às 11H30. A missa é acompanhada pelo Coro Litúrgico da Paróquia. Cada uma das freguesias transporta várias cruzes enfeitadas até ao Guardão, onde passam por um cerimonial chamado “abraço das cruzes”, no qual, simbolicamente, todas as pessoas destas freguesias são abraçadas.
Depois da procissão a festa assume um papel de convívio e partilha dos farnéis, ao som de música, proporcionando o reencontro de pessoas e famílias.
É uma tradição secular, que no passado realizava-se na Quinta-Feira da Ascenção, quarenta dias após a Páscoa, e que reúne os habitantes das freguesias de Castelões, do Guardão, de Santiago de Besteiros e de Campo de Besteiros. A Festa das Cruzes é também conhecida por “Ladainhas do Guardão”, tendo como propósito a “devoção e preces para proteção dos campos agrícolas”.
Tornou-se numa tradição cultural de cariz religioso que remonta ao fim da ocupação moura. Terá resultado de uma promessa dos nossos antepassados, como forma de agradecimento pela expulsão definitiva dos muçulmanos nestas localidades.
Mais informações em Junta de Freguesia do Guardão