Serra do Caramulo inspira festival literário
O Município de Tondela vai organizar de 9 a 11 de Fevereiro a primeira edição do Festival “Montanha Literária”, um evento que pretende homenagear o Caramulo e que terá como mote as obras literárias dedicadas a esta serra.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Tondela, João Carlos Figueiredo, o “Montanha Literária” pretende “diferenciar-se, sem estigmatizar” dos restantes festivais congéneres existentes no país, “criando uma ideia inovadora”. “A realização de um festival literário pretende constituir-se como um estímulo e alento aos seus participantes, visando uma oportunidade de acesso a bens culturais e conhecimento, tendo como objetivo principal o entretenimento e gosto pela leitura. O festival `Montanha Literária´ visa, ainda, proporcionar um momento de conhecimento deste vasto e dinâmico território”, acrescenta o autarca.
As obras “Os Contos da Montanha” de Miguel Torga, “A Montanha Mágica” de Thomas Mann e “Os Gigantes da Montanha” de Luigi Pirandello, um autor português fascinante e dois Nobel, serão o ponto de partida da iniciativa que tem como tema comum as serras.
No primeiro dia, 9 de Fevereiro, decorrerão oficinas de escrita nas quatro escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico do concelho destinadas aos alunos do concelho. A partir dos clássicos revisitados, a comunidade escolar vai construir textos a incluir num livro digital, a lançar posteriormente. Nos restantes dois dias, que coincidem com o fim de semana, as atividades terão lugar no Caramulo, onde estarão escritores convidados, como João Luís Barreto Guimarães e Richard Zimler, entre outros, que vão partilhar as suas reflexões literárias sobre o Caramulo.
O “Montanha Literária” é uma organização do município, em parceria com a Junta de Freguesia do Guardão, Museu do Caramulo e CEISCaramulo.
Poderá consultar o programa completo aqui
Mais informações em Câmara Municipal de Tondela